Masturbação

A masturbação é um pecado como outro qualquer. Quem se masturba, ou adultera, ou pratica o homossexualismo não esta cometendo nada maior ou menor do que a minha mentira, por exemplo, ou quando eu tenho atitudes preconceituosas com relação a outra pessoa.
A masturbação é o pecado solitário. Todos nós em alguns momentos de nossas vidas nos vemos nesta lamentável situação como "masturbadores". Isto aflige a todos, anciãos, cooperadores, diáconos, irmãs da obra da piedade, e nosso povão em geral.
E disto ninguém escapa... Até as irmãs velhinhas... Minha irmã era de boa idade e dizia de vez em quando... "enquanto eu tiver dedos na mão, não preciso de homem".
Não podemos ser hipócritas! Negar um fato e que é da nossa natureza. Querer posar de "saaaaaaaaatttoooooo(aaaaaa) de Deus? Por isso, achar que um assunto deste, tão presente e tão humano possa agravar ou denegrir a imagem de uma igreja, como se a nossa irmandade tivesse, por um ato mágico no dia do batismo, tivesse arraigada da sua carne o desejo sexual e as tendências correlatas.
Não estou incentivando a prática e vou apontar o caminho para se livrar disto que acredito todos sabem. Consagração. Escolher o que ver, ler e ouvir. Ter cuidado com as más conversações e as companhias. Oração, muita oração. Congregar, cantar hinos... E assim mesmo, olhe lá! Mas pensando um pouco mais adiante... E os pensamentos impuros? Quem consegue se livrar deles. E o sexo... dá para sair na rua e deixá-lo guardado na gaveta?
As pessoas são diferentes umas das outras. Lembro-me dos dias da minha mocidade quando ficava grilado com "o cidadão" que morava lá "em baixo". Muito cabeçudo queria se meter em todos os assuntos. Orgulhoso, só queria andar de cabeça erguida. E era também muito solícito querendo manifestar-se nas horas mais inadequadas.


Isto levou-me até a pesquisar. Perguntas sobre a freqüência sexual das pessoas. Encontrei pessoas bem diferentes umas das outras na regularidade. Tinha quem procurava todos os dias, outros semanalmente, e achei um que o seu interesse era mensal. Assisti a depoimentos, por exemplo do jogador Romário que é um atleta sexual (9 clímax sem tomar um copó d'água...); vi um casal na teve, no programa "Melhor da tarde" onde a esposa contava a atividade sexual do casal e afirmava que, todos os dias, precisava receber o seu marido na freqüência de 9 a 12 vezes. Tinham crianças na casa, mas não tinha jeito... tinham que achar um lugar apartado e se realizarem.
Se as pessoas são diferentes umas das outras, certamente haverá aqueles que sofrem mais com as tentações do sexo e outras menos. Lógico! Por esta razão, não podemos ficar julgando ningúem.
Bem, minha curiosidade foi satisfeita quando li um livro. Aliás, o primeiro tratando de uma pesquisa sobre a nossa sexualidade. Foi escrito por um casal de médicos "Master e Johnsonn" e o nome, salvo engano, é "A resposta sexual humana". Muito bom mesmo. Não sei se hoje há trabalhos melhores na área. Se não houver, recomendo a leitura.
O bom de tudo isto é que a salvação que há em Cristo não repousa sobre aquilo que fazermos, mas sobre aquilo que ele fez por nós. Repousa sobre o sacrifício. Aqueles que desejarem se apresentar diante de Deus como justos e fieis terão o desejo de seus corações atendidos. Comparecerão diante do Grande Trono Branco e suas obras serão julgadas por aquele que é o Supremo Juiz do Universo. Bem ali não haverá esperança, pois este juiz julgará conforme a sua justiça e um dos seus atributos é "Santidade Absoluta".
Aqueles que confiarem somente e unicamente no sacrifício, (perdoem-me a prolixidade) saberão em seus corações que suas almas são salvas (verso ser, presente do indicativo) e que comparecerão diante do Trono de Cristo (1ª Co 3) para fins de receberem os seus galardões e recompensas.
Salvação é aqui e agora! Ou você tem ou você não tem.. E se não tem é porque não acredita e, se acredita, alguma coisa ainda não permitiu a certeza e a segurança da salvação em sua alma.

Bem, mas não estou tratando neste tópico da "Evolução e o ciclo de vida do bicho da seda" mas da nossa sexualidade. Por que decidi fazê-lo? Porque na semana passada meu cooperador relatou-me que na sua reunião ministerial foram aconselhados a tomarem cuidado com o que dizem na tribuna pois um dos nossos jovens havia amputado a sua mão. Sucede que, se teimarmos nesta atitude estúpida de não ensinarmos nada a ninguém, este jovem vai se ver na contingência de amputar também a outra mão... e, mais adiante, vai quebrar a sua espinha na tentativa de acariciar o que não mais poderá ser alcançado... Ou vai chamar outros para ajudarem-no na tarefa... Recebo a visita de um nosso irmão do Interior. Um caipira da roça... E ele me relatou que perguntou a um irmão sobre masturbação. A resposta foi: "Irmão, "punheta" é sodomia e está escrito que os sodomitas não vão entrar". Encarar a masturbação como sodomia... Tenha dó...
Estou cansado de más notícias... Li estes dias o relato de um jovem que acabou com sua vida, reclamando das conseqüências oriundas de "15 minutos de prazer". Deixou uma carta de despedida. Vá lá ler e veja se o que escrevo aqui "é linguagem grega para troianos". Conheci um outro jovem da cidade de São João da Boa Vista. Seu primeiro casamento não deu certo. Sofreu um bloqueio mental e não conseguiu consumar o casamento. Estava namorando uma irmã, de uma cidade vizinha. Muito alegre, sempre cantando hinos, pareceu-me muito espiritual... Mais alguns meses eu soube que matou-se com veneno de ratos. Contei a história do Irmão Reginaldo, também um "quase-cadáver" atropelado por um trem, também por bloqueio mental. Tem outra história da filha de uma irmã muito querida que foi estuprada pelo marido na primeira noite do sonho da sua vida.


Resultado? Casamento desfeito e um "problemão" no seio da igreja para todo mundo.Um outro solteirão que atirou-se do Viaduto do Chá aqui em São Paulo, por problemas sexuais. Recebo a mensagem de um pai que flagrou os dois meninos dele (9 e 12 anos) com a empregada doméstica, todos nus. A empregada ele mandou embora e aos meninos, chamou para uma conversa. À pergunta: "Filho você não sabe que isso é pecado?" O mais velho respondeu: "Não, pai... eu pus lá trás dela..."
Vocês devem conhecer também histórias semelhantes. Que teatro de horrores... Não somos animais irracionais... Somos "gente"... Meu Deus, que horror... Somos gente, meu Deus???!!!
Estes problemas são de minhas filhas e sobrinhos que amo como se fossem meus filhos. E preciso dizer que são os problemas dos filhos de vocês também? E dos jovens filhos das pessoas que vocês mais amam? Que tipo de mentalidade tem você? Que consegue ficar indiferente e inoperante?
O camarada que mora lá embaixo é também muito inoportuno! Manifesta-se e requer atenção nos momentos mais inadequados. Sabe aquele momento em que ficamos de pé no ordenamento do culto? Pois é, um jovem filho de uma das nossas irmãs organistas havia tido uma ereção... De pé... o circo ficou armado... Meu Deus que pecado!!!... Na Congregação? ...não pode ser... Ora, o que é isso... Lembro-me que dormi uma noite, no sofá, na casa de minha madrinha. Uma portuguesa sem "papas na língua". Tive uma "polução noturna" e enchi o lençol e o sofá daquela "goma arábica". De manhã quando acordei... tarde demais! Tudo encharcado da tal "cola", eu, o pijama, sofá, tudo... Um desastre! No meu horror, tinha a impressão de que a "gosma" estava escorrendo por toda a sala, saindo pelo vão da porta e descendo os degraus rumo à rua...
E não pude fazer nada... Minha madrinha já estava de pé na cozinha providenciando o café. Dei um jeito de cair fora... E o pior de tudo que minha madrinha falou pra tudo mundo que eu tinha sujado toda a roupa de dormir dela. O que é isso? Nada além do que manifestações orgânicas maiores do que a nossa capacidade de controlar.


Como a diarréia? Que faz você sair correndo a procura de um vaso sanitário? Nem tanto... mas para alguns... quase...
Então, não adianta termos uma atitude hipócrita e falsa. Temos que olhar estas coisas de frente! E ensinar os nossos jovens como lidar com isso. Com as mãos? Não! Com a mente... e com a mente de Cristo. Estes resultados só conseguimos com o ensino. E temos o melhor material para isso. As Escrituras Sagradas! Mas se as doutrinas são falsas e confusas, as peças não se encaixam, e há momentos em nossas vidas que estas peças precisam estar "bem arrumadas" na nossa cabeça, no nosso arcabouço mental, para podermos resistir insólitos. E se elas não estiverem "bem arrumadas" elas vão cair provocando as depressões, sérias crises existenciais e até morte.
Bem, chega! Estou aqui para tratar de consertar doutrinas e não de problemas de personalidade e conflitos pessoais.Para tanto há outras pessoas mais habilitadas do que a minha insignificante pessoa, inda mais que eu não sou um "sssaaannntttooo de Deuusss."

O ensino tem que começar em casa. De pai para filho e a mamãe tem que se fazer presente. Mas quem não recebe nada, não passa nada a ninguém. É difícil entender que aprendemos muito uns com os outros? Que você é resultado do ambiente em que você vive? E que você tem um pouco do seu ancião, cooperador, encarregado de orquestra e do irmão que senta ao seu lado, tudo isto "colado" na sua personalidade? Você já ouviu falar em "devocional familiar?" Ou "culto doméstico?" A família reunida em torno da Bíblia para a sua leitura e oração? E nesse momento, um momento de ensino, aprender não só do que a Bíblia diz mas do que a vida ensina e requer de cada um de nós? Minhas filhas cresceram ouvindo, ao invés de historinhas de Papai Noel, da fada e os anões ou chapeuzinho vermelho, cresceram sabendo de Davi e Golias, de Moisés, de Gideão, de Sansão, de Pedro e Tiago e outros heróis da fé e lhes falei das qualidades e defeitos,
dos seus erros e acertos e também das suas vitórias e de como conquistaram estas vitórias. Fiz a devida aplicação em suas vidas. "Filhinha, você vai enfrentar em sua vida muitos "Golias", que terão outros nomes, enfermidades, desemprego, segregação, preconceitos, orgulho das pessoas, sim, eles virão contra você e você deverá vencê-los como fez o menino Davi, com confiança em Deus" Me perdoem referências pessoais, mas preciso fazê-lo... Pois somos homens e mulheres que confiam o ensino do principal que é a fé que habita em nossos corações a outros homens e pessoas. A grande maioria se aplica em mandar os filhos à reunião de jovens, nada mais além disto. É isso que a Bíblia ensina? O que diz a Palavra de Deus a respeito já que ela é a nossa única e perfeita guia de fé e conduta?
"Ensina a criança o caminho em que ela deve andar e quando for grande não se desviará dele". (Pv 22:6) Muitas vezes e em muitos lugares a Palavra de Deus (Bíblia) manda ensinar. Se você não fizer o ensino, seus filhos aprenderão de qualquer maneira e aprenderão o pior com pessoas desqualificadas para um ensino desta natureza.
Vivemos numa sociedade fechada onde tudo é proibido. Não podemos ler revistas e livros, não podemos ver televisão ou ir a um cinema. O convívio com pessoas de pensamentos diferentes e a discussão de certos assuntos são proibidos. E destarte, somos "encasulados", vivendo no nosso pequeno mundinho. E este é o melhor ambiente para aprendermos o que é mau diante de Deus. E nossos jovens não tem como se defender. Defrontam-se com forças maiores do que sua vontade, incontroláveis e difíceis e não sabem como lidar com isto e como encarar tais problemas.
Que tal promovermos para os nossos jovens um final de semana num sítio? Onde formariamos times meninos e meninas e os jovens também, para disputa de voleibol, futebol de salão, banhos na piscina e, no final do dia, uma grande reunião, ao pé de uma fogueira, alguém trazendo um violão e cantarmos alguns hinos, e depois, muito francamente conversarmos com os jovens sobre seus problemas e dificuldades? Ensiná-los a como se defenderem da sedução de outros mais velhos, de como se protegerem daqueles que querem tocar os seus corpos? Conversar sobre o homossexualismo? Ensiná-los como surge um homossexual. De onde vem isto? Está no sangue de alguém? É decreto divino uma pessoa nascer homossexual? Ou ele é produto da maneira como ele foi educado, resultado da irresponsabilidade de seus pais e dos líderes da sua igreja? E no lugar das enfadonhas reuniões de jovens, onde moços e moças fazem um "repeteco" de versinhos bíblicos que na grande maioria das vezes nada lhes diz, pois está fora do contexto e ninguém aprende nada. No lugar desta "vitrine" que apenas quer promover o casamento, tivéssemos reuniões separadas por idade, por sexo, situação social, e abertamente nossos problemas fossem discutidos. Os desastres infelicitando famílias, desmoralizando pessoas, criando traumas estão todo o tempo acontecendo e vamos dar contas diante de Deus pela nossa omissão.
Muitos lêem este texto e os "olhos santos"(???), destes "santos homens"(???) de Deus ficam feridos. Se escandalizam... Apreciam viver com "a capa da santidade". Esqueceram dos dias da sua mocidade. Hoje muitos passam a mão ao lado da cama e encontram uma mulher desejável e disposta... E posam assim como "saaannntttooos deee Deeeuuus, justos e fieis..." Escrevi sobre problemas humanos e que estão ai no meio dos jovens. E saiba que responsabilizo sim todos aqueles que "enfiam a cabeça na areia" e permitem que nossos jovens caiam em situações contraditórias e confusas.
Aqueles que com "a capa da santidade" permitem que nossa mocidade viva na ignorância e não saiba como se defenderem ou como lidar com a sua própria sexualidade. Sim, vocês são culpados deste "sangue derramado". Como relatei muitos atentam contra a própria vida. Enviei este texto a uma comunidade de crentes da CCB. Deletaram o texto como se isto fosse ofender ou desencaminhar os nossos jovens.
Façam-me o favor! Numa sociedade onde toda a informação está disponível na TV, no rádio, nos jornais, nas revistas, expostas nas vitrines, nas bancas de jornais, nas bancas dos camelôs que vendem CD's pornográficos... Hoje o jovem de 12, 13 anos sabe muito mais do que imaginamos que eles saibam. E aprenderam tudo isto da pior maneira... Com pessoas desqualificadas e maldosas. E nosso """santo ministério"", composto de """santos homens""" de Deus"(???) insistem em serem omissos... São duplamente condenáveis... Vai nessa, meu caro ancião, de "ser firme e fiel para entrar no céu" omitindo a informação firme e segura do que ensina a Palavra de Deus. E você vai ver onde você vai parar... Lembro o verso muito apropriado ""Cegos, guiando cegos, ambos vão cair na cova"" (Lc 6:39)

Sou crente da Congregação Cristã no Brasil. Congrego há 37 anos. Faço parte de um movimento de reforma que visa mudanças essenciais, de doutrinas e de comportamento. Se o texto lhe agradou, dê a sua contribuição no sentido da melhora deste grande grupo evangélico. Copie e envie para alguém.

Visite a minha pagina no Orkut: http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=8656389866235626557

Visite a minha comunidade: "Combatendo o Inimigo II": e saiba mais: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=11962843&tid=2463675691476471378

Lá você encontrará muitos outros assuntos de vital importância onde a sua contribuição será de extrema valia.

Fiquem com Deus, Ir. Jahyr

Comentários