CADA UMA DAS TRÊS PESSOAS É CHAMADA DE DEUS VERDADEIRO
DEUS

A Bíblia diz que só um é chamado Deus (Dt 4:35, 39; Is 44:6, 8; 45:5, 21; 46:9); no entanto ensina que cada Pessoa da Trindade é DEUS

“Foi a ti que ele mostrou tudo isso, para que soubesses que Iahweh é o único Deus. Além dele não existe outro” (Dt 4:35)

“Portanto, reconhece hoje e medita em teu coração: Iahweh é o único Deus, tanto no alto do céu, como cá embaixo, na terra. Não existe outro!” (Dt 4:39)

“Assim diz Iahweh, o rei de Israel, Iahweh dos Exércitos, o seu redentor: Eu sou o primeiro, e o último, e fora de mim não há Deus” (Is 44:6)

“Não vos apavoreis, nem temais; não vo-lo dei a conhecer há muito tempo e não o anunciei? Vs sois as minhas testemunhas. Porventura existe um Deus fora de mim? Não existe outra Rocha: eu não conheço nenhuma! (Is 44:8)

“Eu sou Iahweh, e não há outro; fora de mim não há Deus; Embora não me conheças, eu te cinjo, ” (Is 45:5)

“Anunciai, trazei as vossas provas, - sim, tomem conselho entre si! Quem proclamou isto desde os tempos antigos? Quem o anunciou desde há muito tempo? Não fui eu, Iahweh? Não há outro Deus fora de mim, Deus justo e salvador não existe, a não ser eu”. (Is 45:21)

“Lembrai-vos das coisas passadas há muito tempo, porque eu sou Deus e não há outro! SIM, SOU Deus, E não há QUEM SEJA IGUAL a mim” (Is 46:9)

O PAI É DEUS

“E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ” (Jo 17:3);

“...sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só”...”todavia para nós há um só Deus, o Pai de quem é tudo e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele” (1ª Co 8:4, 6);

“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos”(Ef 4:6)

O FILHO É DEUS

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o VERBO ERA DEUS”(Jo 1:1);

“Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, DEUS BENDITO ETERNAMENTE: amém” (Rm 9:5);

“MAS, DO FILHO, DIZ: Ó DEUS, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos; ”(He 1:8-10)

compare com

“O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade. Tu amas a justiça e aborreces a impiedade; por isso Deus, o teu Deus te ungiu, com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” (Sl 45:6-7);

“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA” (1ª Jo 5:20)

O ESPÍRITO É DEUS

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este disígnio em teu coração? NÃO MENTISTE AOS HOMENS, MAS A DEUS”(At 5:3-4);

““Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.”” (At 7:51)

compare com

“E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo carne para satisfazerem o seu apetite. E falaram contra Deus, e disseram: Poderá Deus porventura preparar-nos uma mesa no deserto?” (Sl 78:18-19)


YAHWEH
A Bíblia nos ensinam que somente um é chamado YAHWEH (Dt 6:4; Ne 9:6; Sl 83:18; Is 45:5-6, 18); no entanto nos ensinam que cada uma dessas Pessoas é YAHWEH.
(”Ouve, ó Israel: Yahweh nosso Deus é o único Yahweh! ( Dt 6:4);
“És tu, Yahweh, que és o único! (Ne 9:6);
“...saberão assim que só tu tens o nome de Yahweh, o Altíssimo sobre a terra inteira.” (Sl 83:18);
“Eu sou Yahweh; não há nenhum outro.” (Is 45:18b);
“Eu sou Yahweh, e não há nenhum outro, fora de mim não há Deus. Embora não me conheças, eu te cinjo, a fim de que se saiba desde o nascente do sol até o poente que, fora de mim não ha ninguém: eu sou Yahweh, e não há nenhum outro!” (Is 45:5-6)
O PAI É YAHWEH
“” (1° Sm 2:2));
“” (1° Cr 17:20);
“Mas agora Yahweh nosso Deus, salva-nos da sua mão, a fim de que todos os reinos da terra saibam que só tu, Yahweh, és Deus” (Is 37:20)
O FILHO É YAHWEH.
“Uma voz clama: “No deserto, abri um caminho para Yahweh; na estepe, aplainai uma vereda para o nosso Deus” (Is 40:3);
compare com
“Porque este é o anunciado pelo profeta Isaias, que disse: Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. (Mt 3:3);
“” (Jr 23:5-6)
O ESPÍRITO É YAHWEH.
“” (Jz 15:14)
Compare com
“” (Jz 16:20);
“” (Ex 17:7)
Compare com
“Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz. Não endureçais os vossos corações como na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, me provaram, e viram por quarenta anos as minhas obras”. (He 3:7-9);
“” (Nm 12:6)
Compare com
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. (2ª Pe 1:21)
DEUS DE ISRAELSegundo a Palavra de Deus, somente um é chamado DEUS DE ISRAEL (Dt 5:1, 6, 7); A Bíblia, entretanto ensina que cada Pessoa da Trindade é DEUS DE ISRAEL
“E chamou Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e juízos que hoje vos falo aos ouvidos: e aprendê-los-eis,e guarda-los-eis, para os cumprir; Eu sou o Senhor teu Deus que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão: Não terás outros deuses diante de mim; ”(Dt 5:1, 6, 7)
O PAI É DEUS DE ISRAEL
“Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas”. (Sl 72:18)
O FILHO É DEUS DE ISRAEL
“E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, e não se abrirá; ninguém entrará por ela,k porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”. (Ez 44:2);
“E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante deles n o espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”. (Lc 1:16-17)
O ESPÍRITO É DEUS DE ISRAEL
“O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus”. (2ª Sm 23:2-3)
SENHOR A Bíblia nos ensinam que somente um é chamado SENHOR (Mc 12:29); no entanto. Diz que cada uma dessas Pessoas é SENHOR.
“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Mc 12:29)
O PAI É SENHOR.
“O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde estará a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? Diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dissestes: em que desprezamos nós o teu nome?” (Ml 1:6)
“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem n]em nome do Senhor. Hosana nas alturas”. ( Mt 21:9)
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mt 22:37);
“E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. (Ap 11:15)
O FILHO É SENHOR.
“A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos)”. (At 10:36)
“Porquanto não há diferença entre judeu e grego: porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam”. (Rm 10:12)
“Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (1ª Co 12:3)
“Um só Senhor, uma só fé, um só batismo,” (Ef 4:5);
“E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”, (Fp 2:11)
O ESPÍRITO É SENHOR.
“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então eu disse: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então ele disse: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis”. (Is 6:8-10)
compare com
“E como ficaram entre si discordes, se despediram, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e com os ouvidos ouviram pesadamente, e fecharam os olhos, para que nunca com os olhos vejam, nem com os ouvidos ouçam, nem do coração entendam, e se convertam e eu os cure.” (At 28:25-27);
“” (2ª Co 3:16-17)
YAHWEH -DEUS Segundo a Palavra de Deus, somente um é chamado YAHWEH -DEUS (2ª Sm 7:22); entretanto ela mesma nos ensina que cada Pessoa da Trindade é YAHWEH -DEUS
“”(2ª Sm 7:22)
O PAI É YAHWEH –DEUS
“” (Os 13:4)
O FILHO É YAHWEH –DEUS
“” (Ez 44:2)
O ESPÍRITO É YAHWEH -DEUS
“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.” (At 7:51)
compare com
“” (2° Reis 17:14)
ATRIBUTOS METAFÍSICOS DE CADA UMA DESSAS TRÊS PESSOAS
Onipotente:
A Bíblia afirma que somente Deus é Onipotente (Dt 3:24; Sl 89:6-8; Is 43:12-13; Jr 10:6), e ela mesma ensina também que cada uma dessas três Pessoas é Onipotente.”Yahweh. meu Senhor, começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; porque, que Deus há nos céus e na terra, que possa obrar segundo as tuas obras, e segundo a tua fortaleza”(Dt 3:24);
” Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem é semelhante ao Senhor entre os filhos dos poderosos?”(Sl 89:6-8);
” Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá?”(Is 43:12-13);
” Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em força”(Jr 10:6)
O PAI É ONIPOTENTE
“E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Pois tu és Dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder e não há quem te possa resistir” (2° Cr 20:6);
“Com efeito, Yahweh dos Exércitos tomou uma decisão, quem a anulará? A sua mão estendida, quem a fará recuar?” (Is 14:27);
“” (Ef 1:19)
O FILHO É ONIPOTENTE.
“E chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mt 28:18);
“” (Fp 3:21);
“” (Ap 1:8);
“” (Ap 3:7)
O ESPÍRITO É ONIPOTENTE.
“” (Zc 4:6);
“E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado de Filho de Deus”. (Lc 1:35);
“” (Rm 15:13),
“” (Rm 15:19)
Onipresente:
As Santas Escrituras ensinam que somente Deus é Onipresente (Dt 3:24; Sl 89:6-8; Is 43:12-13; Jr 10:6), no entanto revelam também que cada uma dessas três Pessoas é Onipresente.””( (Dt 3:24);
””(Sl 89:6-8);
” ” Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá?””(Is 43:12-13);
””(Jr 10:6)
O PAI É ONIPRESENTE
“” (Am 9:2-3);
“” (He 4:13)
O FILHO É ONIPRESENTE.
“Porque onde estiver dois ou três reunidos em meu nome, aí, estou no meio deles.” (Mt 18:20);
“Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28:20);
“” (Jo 3:13)
O ESPÍRITO É ONIPRESENTE.
“” (Sl 139:7-10);
“Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? ” (1ª Co 3:16);
“” (Jo 14:17)
Onisciente:
A Bíblia afirma que somente Deus é Onisciente (1° Rs 8:39; Dn 2:20-22; Mt 24:36), no entanto encontramos nela que cada uma dessas três Pessoas é Onisciente.
”” (1° Rs 8:39);
””(Dn 2:20-22);
”Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. ”(Mt 24:36)
O PAI É ONISCIENTE
“” (Sl 139:1-6);
“” (1° Cr 28:9);
“” (1ª Cr 29:17);
“” (Sl 7:9);
“”Fui eu que revelei, que salvei e falei, nenhum outro /deus houve jamais entre vós. /vós sois as minhas testemunhas – oráculo de Yahweh – eu sou Deus, desde toda a eternidade eu o sou” (Is 43:12);
“Eu to anunciei há muito, proclamei-o antes que acontecesse, para que não dissesses: O meu ídolo fez estas coisas, a minha imagem esculpida ou a minha imagem fundida o determinaram. Ouviste e viste todo isto, e vós, não haveis de anunciá-lo? Desde agora te faço ouvir coisas novas, coisas ocultas, que não conhecias. Foram criadas agora, e não em tempos antigos, até o dia de hoje nada tinhas ouvido a respeito delas, para que não dissesses: Ora, isto eu já sabia.” (Is 48:5-7);
“As primeiras coisas já se realizaram, agora vos anuncio outras, novas; antes que elas surjam, eu vo-las anuncio.” (Is 42:9);
“Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e ele; e eles matarão uns, e perseguirão outros”. (Lc 11:49);
“” (Ap 22:6)
O FILHO É ONISCIENTE.
“” (Mt 9:3-4);
“” (Jo 2:24-25);
“” (Jo 16:30);
“” (Jo21:17);
“” (Cl 2:2);
“E, quando ira” (Lc 19:41-44);
“” (Jo 6:64);
“” (Jo 18:4)
O ESPÍRITO É ONISCIENTE.
“” (Ez 11:5);
“” (Rm 8:26-27);
“Mas Deus nos revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (1ª Co 2:10-11);
“” (Lc 2:26);
“” (1ª Tm 4:1);
“” (1ª Pe 1:11)
Eterno
As Santas Escrituras é clara em ensinam que somente Deus é Eterno (Dt 3:24; Sl 89:6-8; Is 43:12-13; Jr 10:6), e com essa mesma clareza revelam também que cada uma dessas três Pessoas é Eterna.””( (Dt 3:24);
””(Sl 89:6-8);
” ” Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos: operando eu, quem impedirá?””(Is 43:12-13);
””(Jr 10:6)
O PAI É ETERNO
“” (Sl 90:2);
“” (Sl 93:2)
O FILHO É ETERNO.
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, ele recebeu o poder sobre seus ombros, e lhe foi dado este nome: Conselheiro-maravilhoso, Deus-forte, Pai-eterno, Principe-da-paz, para que se multiplique o poder, assegurando o estabelecimento de uma paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, consolidando-o sobre o direito e sobre a justiça. /desde agora e para sempre, o zelo de Yahweh dos /exércitos fará isto.” (Is 9:6);
“” (Mq 5:2);
“” (Jo 1:1);
“” (Jo 8:58);
“” (Jo 17:5),
“” (Jo 24);
“” (Ap 1:17-18)
O ESPÍRITO É ETERNO.
“” (Gn 1:2);
“” (He 9:14)
Deu poder aos apóstolos
As Escrituras Sagradas afirmam que cada uma dessas três Pessoas deu poder aos Apóstolos para realizar milagres
O PAI
“Então toda a multidão se calou, e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.” (At 15:12);
“E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.” (At 19:11);
“” (He 2:4)
O FILHO.
“Seja conhecido de todos vós, e de todo o povo d’Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.” (At 4:10);
“Enquanto estendes a mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome do teu santo Filho Jesus.” (At 4:30);
“E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se, e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.” (At 16:18)
ESPÍRITO SANTO
“E de repente vem do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.“ (At 2:2-4)
“E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espíorito Santo se derramasse também sobre os gentios, Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.” (At 10:44-46)
“E, impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.” (At 19:6);
“” (Rm 15:19)
Falou pelos profetas e apóstolos
Cada uma dessas três Pessoas falou pelos profetas e apóstolos.
O PAI
“” (Jr 1:9);
“” (Lc 1:70);
“O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.” (At 3:21)
O FILHO.
“” (Lc 21:15);
“” (2ª Co 13:3);
“” (1ª Pe 1:11)
ESPÍRITO SANTO
“” (2ª Sm 23:2);
“Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é quem falará por vós.” (Mt 10:20);
“” (Mc 13:11)
Inspirou as Escrituras
Cada uma destas três Pessoas inspirou as Escrituras
O PAI
“” (Ex 4:12);
“” (2ª Tm 3:16);
“” (He 1:1)
O FILHO.
“” (2ª Co 13:3);
“” (Ef 4:11);
“” (2ª Pe 1:11);
“” (Ap 11:3)
ESPÍRITO SANTO
“” (2ª Sm 23:2);
“” (Mc 12:36);
“E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender, pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.” (At 11:28);
“” (2ª Pe 1:21)
Guiou o seu povo
Cada uma destas três Pessoas guiou o seu povo.
O PAI
“” (Dt 32:12);
“” (Sl 23:2);
“” (Sl 73:24);
“Assim diz Yahweh, o teu redentor, o Santo de Israel: Eu sou Yahweh teu Deus, aquele que te ensina para o teu bem, aquele que te conduz pelo caminho que deves trilhar.” (Is 48:17)
O FILHO.
“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” (Mt 16:24);
“” (Jo 10:4);
“” (1ª Pe 2:21)
ESPÍRITO SANTO
“” (Sl 143:10);
“...como o gado que desce para um vale, assim o Espírito de Yahweh os conduziu para o repouso. Assim conduziste o teu povo, fazendo para ti um nome glorioso.” (Is 63:14);
“” (Rm 8:14);
“” (Gl 5:18)
Distribuiu os dons espirituais
Cada uma destas três Pessoas distribui os dons espirituais.
O PAI
“E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” (1ª Co 12:6);
“” (He 2:4)
O FILHO.
“E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.” (1ª Co 12:5)
ESPÍRITO SANTO
“” (Jo 14:26);
“Porque há um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (1ª Co 12:8-11)
Santifica os fieis
Cada uma destas três Pessoas santifica os fieis.
O PAI
“” (Jo 14:23);
“Os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.” (1ª Co 14:25);
“” (2ª Co 6:16);
“” (Ef 4:6) ;
“” ( “” 1ªJo 2:5);
“” (1ª Jo 4:12-16)
O FILHO.
“” (Jo 17:23;
“” (2ª Co 13:5);
“” (Gl 2:20);
“” (Ef 3:17);
“” (1ª Jo 3:24);
“” (Ap 3:20)
ESPÍRITO SANTO
“” (Jo 14:17);
“” (Rm 8:11);
“” (1ª Co 3:16);
“” (2ª Tm 1:14);
“” (Tg 4:5)
Deu missão aos profetas e aos apóstolos
Cada uma dessas três Pessoas dá missão aos profetas, envia apóstolos e ministros.
O PAI
“Chegai-vos a mim e ouvi isto: desde o princípio não vos falei às escondidas, quando etas coisas aconteceram eu estava lá, e agora o Senhor Yahweh me enviou com o seu Espírito.” (Is 48:16);
“” (Jr 25:4)
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas” (1ª Co 12:28);
“” (Gl 1:1)
O FILHO.
“” (Mc 16:15);
“” (2ª Co 5:20);
“” (Gl 1:1);
“” (Ef 4:11)
ESPÍRITO SANTO
“Chegai-vos a mim e ouvi isto: desde o princípio não vos falei às escondidas, quando etas coisas aconteceram eu estava lá, e agora o Senhor Yahweh me enviou com o seu Espírito.” (Is 48:16);
“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Aparta-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. – E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.” (At 13:2, 4);
“E, passando pela Frigia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.” (At 16:6-7);
“Olhai por vós, e poir todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (At 20:28)
Ensina os fieis.
Cada uma dessas três Pessoas ensina os fieis.
O PAI
“Assim diz o Senhor, o teu Redentor; o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar” (Is 48:17);
“E todos os teus filhos serão discípulos do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante” (Is 54:13);
“Está escrito: E serão todos ensinados por Deus. Portanto todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” (Jo 6:45)
O FILHO.
“Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.” (Lc 21:15);
“Já não vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer ” (Jo 15:15);
“Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;” (Ef 4:21);
“Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.” (Gl 1:12)
ESPÍRITO SANTO
“Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.” (Lc 12:12);
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará cem meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (J o 14:26);
“As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” (1ª Co 2:13)
COMPARAÇÃO ENTRE JAVÉ
DO VELHO TESTAMENTO
E
JESUS CRISTO
DO NOVO TESTAMENTO.
As Testemunhas de Jeová negam que Yahweh do Velho Testamento seja o Senhor Jesus Cristo do Novo Testamento, tendo como justificativa quatro passagens das Escrituras Sagradas (Mt 4:10; J o 8:54; Sl 110:1; Fp 2:9-11) e mostrando em cada uma delas a distinção entre o Pai e o Filho.
Ser o Pai distinto do Filho não é novidade. Isto já foi enfatizado quando falamos sobre a Trindade. O que queremos mostrar aqui é que Javé no Velho Testamento tem os mesmos nomes que Jesus no Novo Testamento. Quanto à distinção, é claro que Pai é Pai, e Filho é Filho, Pai não é Filho, nem Filho é Pai, nem Espírito Santo é Filho ou Pai. São três pessoas distintas numa Trindade: Trindade na Unidade e Unidade na Trindade. As Testemunhas de Jeová deveriam examinar as referências bíblicas, na tabela abaixo, e assim, certificar-se do que o Tetragrama não deve aparecer no Novo Testamento grego.
Javé é “EU SOU”
“Então disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros”
(Ex 3:13-14)
Jesus é “EU SOU”
“Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU”
(Jo 8:58)
Javé é “ROCHA”
“Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então, não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra ROCHA que eu conheça.” (Is 44:8)
Jesus é “ROCHA”
“E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da PEDRA espiritual que os seguia; e a PEDRA era Cristo”
(1ª Co 10:4)
Javé é o “SENHOR”
“Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei ainda que tu não me conheças. Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR e não há outro”
(Is 45:5-6)
Jesus é o “SENHOR”
“E toda língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR para a glória de Deus Pai”
(Fp 2:11)
Javé é a “PAZ”
“Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou, Senhor é PAZ; e ainda até ao dia de hoje está em Ofra dos abiezritas” (Jz 6:24)
Jesus é a “NOSSA PAZ”
“Porque ele é a NOSSA PAZ, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio”
(Ef 2:14)
Javé é o“PASTOR”
“O Senhor é meu PASTOR e nada me faltará”
(Sl 23:1)
Jesus é o “PASTOR”
“Ora o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande PASTOR das ovelhas” (He 13:20)
Javé é a nossa “BANDEIRA”
“E Moisés edificou ali um altar, e chamou o seu nome, o Senhor é a nossa BANDEIRA” (Êx 17:15)
Jesus é a nossa “BANDEIRA”
“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja LEVANTADO, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
(Jo 3:14-15)
Javé é o “SENHOR DOS SENHORES”
“Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o SENHOR DOS SENHORES, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas” (Dt 10:17)
Jesus é o “SENHOR DOS SENHORES”
“A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, o único poderoso Senhor, Rei dos reis e SENHOR DOS SENHORES” (2ª Tm 6:15)
Javé é o único “SALVADOR”
“Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há SALVADOR” (Is 43:11)
Jesus é o único “SALVADOR”
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12)
Javé é o “SANTO”
“Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou SANTO” (Lv 19:2)
Jesus é o “SANTO”
“Porque verdadeiramente contra o teu SANTO Filho Jesus, que tu ungistes, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos d’Israel” (At 4:27)
Javé é o “VERDADEIRO”
“Mas o Senhor Deus é A VERDADE; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; do seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação” (Jr 10:10)
Jesus é o “VERDADEIRO”
“Este é o VERDADEIRO Deus e a vida eterna” (1ª Jo 5:20)
Javé é o “JUSTO”
“Tenha já fim a malícia dos ímpios: mas estabeleça-se já o justo; pois tu, ó JUSTO Deus, provas os corações e os rins” (Sl 7:9)
Jesus é o “JUSTO”
“Mas vós negastes o Santo e o JUSTO, e pediste que se vos desse um homem homicida ” (At 3:14)
Javé é a “VIDA”
“Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e te achegando a ele: pois ele é a TUA VIDA, e a longura dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar” (Dt 30:20)
Jesus é “VIDA”
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a VIDA. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6)
Javé é o “PRIMEIRO E O ÚLTIMO”
“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou O PRIMEIRO, E EU SOU O ÚLTIMO, e fora de mim não há Deus” (Is 44:6)
Jesus é o “PRIMEIRO E O ÚLTIMO”
“E eu, quando o vi, caí aos seus pés, como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o PRIMEIRO E O ÚLTIMO” (Ap 1:17)
Javé é “PEDRA DE TROPEÇO”
“Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai: e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro. Então ele vos será santuário; mas servirá de PEDRA DE TROPEÇO, e de Rocha de Escândalo, às duas casas de Israel; de laço e rede aos moradores de Jerusalém”
(Is 8:13-15)
Jesus é “PEDRA DE TROPEÇO”
“Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma PEDRA DE TROPEÇO, e uma Rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido” (Rm 9:33)
Javé foi “TRANSPASSADO”
“E sobre a Casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem TRANSPASSARAM; e o prantearão cmo quem pranteia por um unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito” (Zc 12:10)
Jesus foi “TRANSPASSADO”
“Mas vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado como uma lança, e logo saiu sangue e água” (Jo 19:33-34)
Javé é o “PERDOADOR”
“É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades, e sara todas as tuas enfermidades;” (Sl 103:3)
Jesus é o “PERDOADOR”
“Pois qual é mais fácil: dizer: Perdoados te são os teus pecados: ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibgais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para a tua casa” (Mt 9:5-6)
Javé “VIRA COM OS SANTOS”
“E fugireis pelos vales dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azel), e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá: então virá o Senhor meu Deus, E TODOS OS SANTOS CONTIGO, o Senhor.” (Zc 14:5)
Jesus “VIRA COM OS SANTOS”
“Para confortar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO COM TODOS OS SEUS SANTOS” (1ª Ts 3:13)

Comentários