EDVALDO PRESTA ATENÇÃO





Estrutura da Igreja Presbiteriana


O governo presbiteriano é uma forma de organização da Igreja que se caracteriza pelo governo (NADA SECRETO) de uma assembleia de presbíteros ou anciãos (COM FUNÇÕES BEM CLARAS E DEFINIDAS POR TODOS) que são eleitos pela assembleia dos membros da igreja.

A função do ministério da Palavra de Deus e a administração dos sacramentos é ordinariamente atribuída a uma pessoa em cada congregação local, os chamados pastores, que são ministros do Evangelho, formados nos seminários da Igreja Presbiteriana e ordenados após rigoroso processo de exames.

A administração da ordenação e legislação está a cargo das assembleias de presbíteros, entre os quais os ministros e outros anciãos são participantes de igual importância, com algumas funções privativas aos pastores, como a ministração dos Sacramentos previstos na Bíblia: Batismo e Santa Ceia. Estas assembleias são chamadas concílios.

Os concílios da Igreja Presbiteriana do Brasil crescem em gradação hierárquica. Cada igreja local tem o seu concílio, chamado de Conselho, que se reúne ordinariamente a cada dois meses (ESTAS SÃO AS ÚNICAS REUNIÕES DENTRO DA IGREJA QUE SÃO SIGILOSAS, RESERVADAS, DISCRETAS, SECRETAS). As igrejas de uma determinada região compõem um concílio maior chamado Presbitério, com assembleias anuais (QUE NÃO SÃO SECRETAS). Os Presbitérios, por sua vez, compõem um Sínodo, com reuniões ordinárias a cada dois anos(QUE NÃO SÃO SECRETOS). O concílio maior da Igreja Presbiteriana do Brasil é o Supremo Concílio, reunindo todos os Sínodos. Esta reúne-se, estatutariamente, a cada quatro anos (QUE NÃO SÃO SECRETAS), tendo sua Comissão Executiva a determinação legal de se reunir anualmente.
A REUNIÃO DO SUPREMO CONCÍLIO EQUIVALE À REUNIÃO ANUAL DOS MINISTROS DA CONGREGAÇÃO - A CONHECIDA COMO ASSEMBLÉIA GERAL DOS ANCIÃOS DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ.
E, NESTE SUPREMO CONCÍLIO NADA É SECRETO - TODAS AS DECISÕES E ORIENTAÇÕES DESSA REUNIÃO É PÚBLICO E DO CONHECIMENTO DE TODOS.
E NÃO SÃO TRATADAS NESTAS REUNIÕES AS DOUTRINAS DA IGREJA.

Cada igreja local se divide em departamentos que organizam as atividades de cada faixa etária: UCP (União de Crianças Presbiterianas), UPA (União Presbiteriana de Adolescentes), UMP (União de Mocidade Presbiteriana), UPH (União Presbiteriana dos Homens) e SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina). Há outras sociedades que são criadas porém ainda sem oficialização pela IPB.

Comentários