JOÃO 10 O BOM PASTOR E O MERCENÁRIO PARTE 13



Essa turma é muito criativa!

Sacaram parte do verso de João 10:11 onde o Senhor afirma: "Eu sou o bom pastor" para criar a doutrina de que não existe pastores; que o pastor é só um: Jesus Cristo!
Que loucura!
Não devemos fazer doutrina fundamentada em partes de versículos bíblicos, sacados do seu contexto. As doutrinas fundamentais devem ter forte fundamentação bíblica, isto é, o ensino precisa estar presente em várias partes e porções das Escrituras.
ASSIM, CLASSIFICAM OS DEMAIS PASTORES COMO USURPADORES AO USAR O TÍTULO DO DOM DE PASTOR.
E acusam os demais ministros de outras denominações evangélicas de usurparem um título que não lhes pertence.
E, dai, desenvolveram toda uma dialética para desqualificar os demais ministros de outras denominações evangélicas.
Por extensão dizem: "são cães gulosos", "ladrões de coletas", "vivem da lã das ovelhas".
E ainda condenam o dízimo - coisa que nem o próprio Deus condenou.

Ao referir-se o Senhor Jesus em João 10 como um pastor de ovelhas, evidentemente o Senhor valeu-se do expediente da linguagem figurada.
O Senhor no exercício do seu ministério afirmou ser a porta. Mas no seu corpo Ele não tem maçaneta e nem fechadura.
Portanto, não dá para inventar uma doutrina com respeito a portas.
Afirmou ser o pão do céu. Mas o seu corpo não é constituído de farinha e fermento. Portanto, não dá para fazer doutrina com respeito a pães.
O QUE NOS TRAZ À MEMÓRIA O TÍTULO DE PASTOR?
Não devemos fazer doutrinas fundamentadas em linguagem figurada.
PASTOR - evoca a lembrança de um cuidador; alguém que tem sob a sua responsabilidade um rebanho e preocupa-se com ele. Leva o rebanho para os melhores pastos: procura protegê-los da chuva e do forte vento; observa se as ovelhas estão bem de saúde; cura-lhes as feridas; se uma delas se aparta do rebanho ele se empenha em ir busca-as e, todo final do dia, conta as ovelhas do rebanho a ver se nenhuma delas está faltando.
ANCIÃO - evoca uma triste lembrança.
A lembrança da falsidade, da hipocrisia e da crueldade. Foram eles que passaram o tempo todo buscando uma maneira de matar o Senhor Jesus e, finalmente conseguiram o feito.

Mas o dom de Pastor não é uma invenção de última hora.
É profético:
*"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência."* (Jeremias 3:15)
*"E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o Senhor."* (Jeremias 23:4)

E que encontramos o embasamento bíblico no Novo Testamento em Efésios 4:10-11 onde lemos:
*"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;"* (Efésios 4:11,12)

TÍTULOS QUE EVIDENCIAM OS DONS E QUE NÃO FORAM ABOLIDOS:
APÓSTOLOS -   ELES EXISTEM NOS NOSSOS DIAS.
Muito embora muitos crentes não reconheçam, eles existem. São homens e mulheres que estão levando o evangelho a nações ainda não alcançadas com o evangelho. Por exemplo: missionários que vivem entre índios, estudando as suas línguas; organizando a sua gramática e seu dicionário; traduzindo o Novo Testamento e falando-lhes do Senhor Jesus e sua obra redentora para a salvação dos homens.
No final dos vídeos desta play list tenho colocado vídeos de missionários no meio de índios mostrando que, como os Apóstolos foram levar o evangelho a nações estranhas estes também estão fazendo o mesmo.
PROFETAS - ELES EXISTEM NOS NOSSOS DIAS. Bem aqui nem preciso de muita coisa para provar.
EVANGELISTAS -  ELES EXISTEM NOS NOSSOS DIAS. Toda comunidade cristã tem em seu meio pessoas com esse dom e o exercitam de maneira maravilhosa resultando na conversão de almas.
PASTORES - ELES EXISTEM NOS NOSSOS DIAS. Muito embora a CCB não reconheça isso. Mas se existem os Apóstolos, os profetas e os evangelistas, evidentemente que existem os pastores.
DOUTORES - ELES EXISTEM NOS NOSSOS DIAS. Também outro dom que a CCB não reconhece.

Além do que, vemos nas cartas apostólicas que os apóstolos tratavam as primitivas lideranças das comunidades cristãs de "pastores", como podemos ler em Hebreus:
*"Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver."* (Hebreus 13:7)
*"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."* (Hebreus 13:17)

Finalmente, vejam este vídeo onde nosso Irmão Edvaldo Oliveira relata a origem do título “ancião” para a liderança e não o título de “pastor”.
E apresenta também como testemunha disso os anciãos Natanael Agrello, Daniel e Alécio (ambos de Brasília, DF)
O vídeo é este: Ancião/Pastor (CCB) e o endereço é este: https://www.youtube.com/watch?v=Qi9VJHPZ4Wk

Comentários