FLASH 1 - EDNEY





“Shema,Israel:Adonai Elohenu Adonai Echad”, 
Diz Deuterônomio 6.4 que Jeová é “único”. A palavra única no original hebraico é "echad" e está no construto. Se essa unidade fosse absoluta, como querem as Testemunhas de Jeová, muitas outras denominações e muitos crentes da Congregação Cristã, a palavra correta aqui seria "yachid", a mesma usada em Gn 22.2 que diz: 
“ Toma agora o teu filho o teu único filho…” essa aí é unidade absoluta, pois é usada a palavra "yachid" que significa uma unidade absoluta.Portanto "yachid" para unidade absoluta como em Gn 22.2 e também Provérbios 4.3, Jeremias 6.26 e outros mais, e "echad" para unidade composta como em Gn 2.24 que diz: “ …e eles têm de tornar-se uma só carne” (I Coríntios 6.16,17).
Ninguém jamais pensou em fabricar uma imagem de Adão e Eva com um corpo e duas cabeças mas quando as Testemunhas de Jeová e outras denominações falam em Trindade tentam passar uma imagem de um Deus com três cabeças o que é uma aberração como também uma distorção dos fatos, aliás, típico destas organizações.
Confrontando a passagem com outros textos, aprendemos que há um só Deus verdadeiro, que é trino em personalidade (2 Co 13.13), ou seja, há três pessoas de uma só natureza. Cada uma das três pessoas da Trindade é chamada na Bíblia de Deus: o Pai (1 Pe 1.2), o Filho (Jo 20.28) e o Espírito Santo (At 5.3-4). Ademais, cada uma possui os atributos da deidade, incluindo onipresença (Sl 139.7; Mt 28.20; Hb 4.13), onisciência (Mt 9.4; Rm 11.33; 1 Co 2.10) e onipotência (Mt 28.18; Rm 15.19; 1 Pe 1.5). Também encontramos uma referência à Trindade em Mt 28.19: "Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." A palavra nome é singular no grego, indicando que existe um Deus. Mas, existem três pessoas distintas na divindade, como é indicado pelos artigos definidos: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

No caso da Congregação Cristã, a nossa doutrina ensina que Deus tem uma personalidade constituída de três pessoas distintas, o Pai o Filho e o Espírito Santo (hinário 4), ou "do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (no hinário nº5 suprimiram a frase: "três pessoas distintas" e também trocaram o verbo haver pelo verbo estar). 

DOUTRINA DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ
HINÁRIO Nº 4
2. "Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo." (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

HINÁRIO Nº 5
2. "Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade "ESTÃO": o Pai, o Filho e o Espírito Santo." (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I João, 5:7).

CONSIDERAÇÕES: O ministério "de maneira oculta", sacaram o verbo "HAVER" no hinário 4, que indica uma situação que não muda no texto original, substituindo pelo verbo "ESTAR", no hinário 5 que indica uma situação mutável.
Também no hinário 5, sacaram a frase "três pessoas distintas".

-.-.-.-.-.-.-..-.--.-..-..-.-.-.-..-..-.-..---.-.-.-.-.-.-..-.--.-..-..-.-.-.-..-..-.-..---.-.-.-.-.-.-..-.--.-..-..-.-.-.-..-..-.-..--
.
MEUS COMENTÁRIOS: Para “um”, “único”, no hebraico temos duas palavras:
Echad – unidade composta (ex. o ovo é uma unidade, porém composta por clara, gema e casca)
Yashid – unidade absoluta.
Em Dt 6:4 lemos que Yahweh é único. 
“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” Deuteronômio 6:4
שְׁמַ֖ע יִשְׂרָאֵ֑ל יְהוָ֥ה אֱלֹהֵ֖ינוּ יְהוָ֥ה ׀ אֶחָֽד
A palavra “único” no original hebraico é אֶחָֽד (echad) e está no construto. Se essa unidade fosse absoluta, a palavra correta seria וְכָל־(yashid) como você pode ler, por exemplo, em Gênesis 22:2:
“E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Gênesis 22:2
 וַיֹּ֡אמֶר קַח־נָ֠א אֶת־בִּנְךָ֙ אֶת־יְחִֽידְךָ֤ אֲשֶׁר־אָהַ֙בְתָּ֙ אֶת־יִצְחָ֔ק וְלֶךְ־לְךָ֔ אֶל־אֶ֖רֶץ הַמֹּרִיָּ֑ה וְהַעֲלֵ֤הוּ שָׁם֙ לְעֹלָ֔ה עַ֚ל אַחַ֣ד הֶֽהָרִ֔ים אֲשֶׁ֖ר אֹמַ֥ר אֵלֶֽיךָ׃
Veja outro exemplo:
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24
 עַל־כֵּן֙ יַֽעֲזָב־אִ֔ישׁ אֶת־אָבִ֖יו וְאֶת־אִמֹּ֑ו וְדָבַ֣ק בְּאִשְׁתֹּ֔ו וְהָי֖וּ לְבָשָׂ֥ר אֶחָֽד׃
Novamente a palavra aqui é “echad”. Uma unidade composta pois como pode duas pessoas: marido e sua mulher ser uma só carne?
Há outros exemplos no Velho Testamento onde você pode ler essas diferenças: Echad (unidade composta) e Yashid (unidade absoluta). 

VEJA ESTA PLAY LIST ONDE EXPLICO A DIVINDADE DO SENHOR JESUS : https://www.youtube.com/watch?v=AHeObwkEJxM&list=PL7l59LX2Y4BWeC3TroGXIo3ZuKSDCaFRl&index=1

Comentários