EXTERMINAHERESIAS10 contesta a Bereana PARTE 9





O nome Elohim ( Aparece 6828 vezes no Antigo Testamento) apresenta os primeiros vislumbres da Trindade. A declaração de Gênesis 1.1 traz o verbo no singular, “criou”, e o sujeito no plural Elohim, “Deus”, o que revela a unidade de Deus na Trindade. Construção similar aparece em várias partes do Antigo Testamento:
*“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”* (Gn 1.26); *“Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós”* (Gn 3.22);
*“Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua”* (Gn 11.7).
“Elohim” é uma palavra plura e significa “deuses”; O singular para o nome Deus é “Eloha”.
A tradução correta para Gênesis 1:1 é “No princípio, criou “os Deuses” o céu e a terra.”
A Trindade é vista em Elohim à luz do contexto bíblico.
O Novo testamento explicitou o que antes estava implícito no Antigo Testamento.Quando Elohim refere-se às divindades falsas traz no plural o verbo, o pronome ou o adjetivo, representando a multiplicidade. Quando, porém, aplicado ao Deus de Israel, o verbo e o seus complementos vêm geralmente no singular. 


PARA A SUA MELHOR COMPREENSÃO:
QUANDO _"ELOHIM"_ REFERE-SE ÀS DIVINDADES FALSAS TRAZ O VERBO, O PRONOME OU O ADJETIVO NO PLURAL.
QUANDO, PORÉM, REFERE-SE A SI MESMO O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS VEM NO SINGULAR.
Rabino Shimeon Ben Joachi Rashbi, no segundo século, escreveu:
_“OBSERVAI O  MISTÉRIO DA PALAVRA ELOHIM: ENCERRA TRÊS GRAUS, TRÊS PARTES: CADA UMA DESTAS PARTES É DISTINTA E É UMA POR SI MESMA, E NÃO OBSTANTE SÃO INSEPARÁVEIS UMA DA OUTRA: ESTÃO UNIDAS JUNTAMENTE E FORMAM UM SÓ TODO.”_
O valor dessa afirmação, reside no fato de ser esse rabino o mais famoso de Israel, depois de Akiva, e por se tratar de uma autoridade monoteísta conhecida dentro do primeiro século da era cristã.
Os rabinos reconheceram a pluralidade neste nome, mas, como o judaísmo é uma religião que defende o monoteísmo absoluto, e não admite Jesus Cristo como o Messias de Israel, fica difícil para eles entenderem essa pluralidade. Para explicá-la, argumentam ser um plural de majestade, mas isso é uma determinação rabínica posterior. A definição de plural de majestade ou de excelência, como disse, foi dada pelo rabinato posterior. Disse Shlomo ibn Yitschaki, conhecido pela sigla RASHI, grande rabino e erudito judeu (nascido em 1040): “O plural de majestade não significa haver mais de uma pessoa na divindade”. Essa declaração serviu para o judaísmo prosseguir sua marcha mantendo o monoteísmo absoluto sem Jesus e sem o Espírito Santo.


Comentários