CCB MENSAGEM SUBLIMINAR E SEUS EFEITOS

*MENSAGEM SUBLIMINAR*

Qualquer estímulo produzido abaixo do limiar da consciência, e que produz efeitos na atividade psíquica ou mental.
A palavra “subliminar” vem da fusão de duas palavras latinas :
sub = abaixo de
liminar = limiar , limite.
As mensagens ou propagandas subliminares são veiculadas nos mais diversos canais de comunicação como TV, cinema, radio, histórias em quadrinhos, revistas, RPG, fliperamas, vídeo games, músicas, informática, teatro, jornais, outdoors, embalagens, bonecas, vitrines, *”e em cultos, nas pregações,”* etc.
Este tipo de propaganda fere as normas do bom senso e do livre arbítrio, pois não nos dá opção de escolha, seja na compra de um produto, uma filosofia ou ideal político ou religioso.


VEJAM AS PROVAS DESSA OCORRÊNCIA.
Foi feito uma experiência no filme: “Ferias de amor” (no Brasil) (Pic nic no USA) estrelado por Kim Novak e Willian Holdem.
Durante a projeção, as frases coma pipoca” e “beba coca cola” apareciam rapidamente na periferia da tela, de maneira tão rápida que era impossível perceber de maneira consciente.
Isto porque os nossos olhos focam sempre no objeto principal seja nos filmes, na TV, nos quadros, paisagens, etc.

As células responsáveis por esse efeito são chamadas de cones, criando um ângulo de aproximadamente 20 graus da visão central, enquanto que a maior parte desse mundo visual está na área que chamamos de visão periférica realizada por células do tipo bastonete.
O que aconteceu é que houve um aumento considerável de vendas dos dois produtos: pipoca e o refrigerante Coca Cola
Essa experiencia foi repetida novamente poucos dias depois, e os dados oficialmente registraram que a mensagem escondida e percebida inconscientemente *"beba coca"* foi da ordem de 57,7% e *"coma pipoca"* da ordem de 18,10% no consumo de pipocas.


Comentários